Dados do Aterro Sanitário apontam resultados do calendário de coleta de lixo

Desde que a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente aumentou os dias de coleta do lixo, o cenário em Lajedo é outro. As ruas encontram-se mais limpas, praças, centro, bairros, zona rural e margens das rodovias. Além de estender o calendário da coleta, também foi intensificado o trabalho dos garis e margaridas no município.

Atualmente a coleta é feita de segunda a sábado, pela manhã e à noite (em algumas localidades). Segundo os dados apanhados no Aterro Sanitário de Lajedo, o aumento do recolhido refletiu nos índices de resíduos sólidos. Lajedo possui cerca de 47 mil habitantes que geram em torno de 100 T/dia. O que a equipe está coletando são 80% do lixo de toda a cidade, diariamente (com exceção do lixo queimado ou descartado inadequadamente).

A estimativa aponta um crescimento em média de 780 a 810 toneladas por mês do que era coletado antes do novo sistema. Ou seja, em comparação ao ano de 2016, após a celeridade do novo calendário da coleta, há um aumento do lixo arrecadado pela Secretaria de Meio Ambiente de aproximadamente 25%. O que corresponde ao destaque que a Prefeitura tem dado ao Programa “Lajedo, Cidade Limpa”.

Em breve, outras ações imediatas serão tomadas estrategicamente para manter esse serviço que melhora a imagem da cidade e evita problemas de saúde pública. Segundo o secretário Cícero Júnior, responsável pela limpeza urbana, o mais importante é a colaboração dos moradores. “É importante que a população não forme pontos de lixo, que são locais inadequados, o que não é permitido pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), deixando para colocar o lixo na rua apenas nos dias de coleta”.