Capacitação para CAE – Conselho de Alimentação Escolar

A Secretaria Municipal de Educação promoveu durante os dias 07 e 09 de novembro reuniões e capacitações para os membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O momento foi oportuno para apresentar aos conselheiros o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar e torná-los aptos a fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento no município. Os encontros aconteceram na Casa dos Conselhos de Lajedo, na Av. Pacheco de Medeiros, bairro Socorro.

Em poucas palavras, a coordenação do CAE disse que o papel do Conselho é “ajudar a gestão a fazer melhor”, pois  o prefeito Rossine é extremamente preocupado e atento a oferecer aos mais de 10 mil estudantes lajedenses uma merenda de qualidade, que os mantenha bem nutridos, com bons hábitos nutricionais e com efetivo rendimento escolar.

O CAE é paritário, ou seja, é integrado por membros da sociedade civil, servidores, governo, pais de alunos e outros órgãos como Conselho Tutelar. Dentre as atribuições estão o processo de licitação, chamada pública, cardápio, atividades das nutricionistas, acompanhar a utilização do dinheiro, reuniões periódicas e visitas às escolas. Lajedo possui atualmente duas nutricionistas e apoio de mais uma, além da coordenadora da merenda escolar.

Durante a capacitação, os conselheiros discutem democraticamente sobre o processo desde a aquisição da merenda com a contrapartida do município e como são usados os produtos da Agricultura Familiar que atende 100% dos alunos por meio do PNAE. A coordenação do Conselho atenta para a lisura dos processos e o controle do material da merenda que é destinado à escola, além do monitoramento per capita que consiste na recomendação das nutricionistas quanto à porção certa para preparar cada alimento através das merendeiras.

Clique aqui para ver mais fotos!

Prefeitura de Lajedo,
Governando com o Povo!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *