ANTES AS ESCURAS, HOJE LAJEDO É A SEGUNDA CIDADE MAIS TRANSPARENTE DE PERNAMBUCO

MAIS UMA VEZ, PARABÉNS LAJEDO!

O Ministério Público Federal acaba de divulgar o seu ranking de Transparência e Lajedo ratifica sua boa colocação já antecipada pelo ranking do Tribunal de Contas do Estado. Desta vez nossa cidade ficou em 2º lugar em Pernambuco, numa colocação ainda melhor do que o 10º conquistado segundo os critérios de avaliação do Tribunal de Contas.

Entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro de 2015, em atuação coordenada em todo o Brasil, o Ministério Público Federal fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Dentro desta escala, Lajedo obteve 9, ocupando o segundo lugar, ficando um pouco atrás apenas de São Bento do Una que conquistou nota 9,2. Veja as manchetes:

ADMINISTRAÇÃO10

Para o prefeito Rossine esse resultado vem em boa hora para reafirmar mais uma vez a condição de gestão transparente e responsável com os gastos públicos. “Recentemente Lajedo foi divulgada como a décima mais transparente do estado, segundo a avaliação do Tribunal de Contas. Agora nos critérios do Ministério Público Federal ficamos ainda mais bem colocados. Esse segundo lugar serve para mostrar que não brincamos com o dinheiro do povo e que temos um senso de responsabilidade que o lajedense sempre cobrou, mas nunca teve nas gestões passadas. Basta lembrar que pegamos todos os computadores formatados e sem nenhum dado. Hoje estamos tendo nosso trabalho reconhecido”, disse Rossine que aproveitou para parabenizar mais uma vez a equipe. Veja o ranking abaixo das cidades mais transparentes de Pernambuco:

ADMINISTRAÇÃO11

“Esse resultado é fruto do trabalho coletivo. Assim que assumimos a prefeitura fiz questão de dizer que tudo que fosse de recurso público teria que ir ao conhecimento do povo e assim está sendo feito e reconhecido por todos os órgãos. Tenho certeza que se tivéssemos recebido a prefeitura com as informações devidas hoje estaríamos em primeiro lugar”, garantiu o prefeito lembrando que a gestão perdeu muito para poder se organizar devido destruição da memória da administração passada, num ato criminoso do fim da gestão dourada que atrasou a ida do portal ao ar pela ausência de informações que foram destruídas.

A avaliação dos estados e municípios foi baseada em 16 itens relativos à divulgação da remuneração de servidores, despesas a pagar, receitas arrecadadas, contratos e convênios. O ranking foi realizado de acordo com o questionário desenvolvido pela Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) e de todos os municípios pernambucanos, Lajedo está entre os 1% que receberam uma nota acima de 9,0.

ADMINISTRAÇÃO12

Numa gestão passada que Lajedo só era visto na imprensa por polêmicas, como no caso da proibição de funcionárias públicas de engravidar ou por supostos atos de corrupção, nossa Lajedo agora é vista com orgulho, como merecemos.

Confira a documentação completa liberada pelo Ministério Público Federal clicando aqui.

Mudando para Melhor