Alunos da rede municipal terão aulas de xadrez como desenvolvimento do raciocínio lógico

Educação 0417 - 08

No próximo domingo dia 28 de maio haverá nova etapa Lapex de xadrez pela Liga Agreste Pernambucana. A disputa acontecerá em Lajedo na sede do Lajedo Xadrez Clube (Av. Pres. Vargas, nº 775). Apesar de ser para os enxadristas profissionais, dessa vez a Prefeitura de Lajedo está colaborando com o projeto Ensinar que terá como piloto a Escola Zélia Moura.

O projeto Ensinar é pioneiro dos organizadores do Lajedo Xadrez Clube. Consiste em trazer o aluno para a prática do esporte desenvolvendo o poder cognitivo dos estudantes e o aprendizado. Os jogos de mesa também são considerados práticas esportivas e desenvolvem o raciocínio lógico, segundo Romero Figueiredo e Luiz Gonzaga Júnior, organizadores da Liga.

A 3ª Etapa da Liga tem pré-inscrições até o dia 26 de maio. As informações para inscrições estão no cartaz. Dentre as cidades participantes estão Caruaru, Garanhuns,  São Caetano e Belo Jardim. Além dos profissionais, 110 alunos de 11 a 17 anos do 6º ao 9º anos da Escola Municipal Zélia Moura estarão assistindo. “Muitos alunos se mostraram interessados e ensinaremos a prática a eles no contraturno das aulas”, informou Romero.

A Prefeitura de Lajedo e a Secretaria Municipal de Educação apoiam esta ideia e apoiam o Clube que existe desde 1999 e enriquecem a cultura e a educação da cidade.