A importância do agente de endemias no controle de arboviroses

Saúde 0417 - 21Os agentes de endemias visitam diariamente as residências dos lajedenses. O trabalho é feito nos reservatórios de água, sejam cisternas, baldes, caixas d’água. O agente despeja a medida de acordo com a quantidade água para eliminar as larvas do mosquito Aedes Aegypti. Hoje (06) registramos esse trabalho no Loteamento Abraão Veloso.

O agente é responsável pelo controle das larvas. O larvicida tem a função de manter o recipiente que está cheio livre de larvas do mosquito transmissor de Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Infelizmente Lajedo ainda tem agentes epidemiológicos insuficientes para a quantidade de residências. Por isso, há áreas descobertas.

Para cobrir as áreas que não têm agentes, a Vigilância Epidemiológica atua com o bloqueio. Esse bloqueio é feito duas vezes por semana em locais distintos através das bombas costais.

O cidadão que ver a necessidade do bloqueio ou da aplicação do larvicida nos recipientes deve procurar a Vigilância Epidemiológica que fica de gente à Secretaria Municipal de Saúde.

Clique aqui e veja mais fotos!